Especialidades

Psicofarmacologia
Trata-se do tratamento medicamentoso utilizado para tratar as doenças psiquiátrica. O uso adequado da medicação traz grandes benefícios ao paciente para aliviar seus sintomas de sofrimento psíquico causado por uma patologia mental. A aderência, a continuidade e o seguimento de orientações dadas pelo psiquiatra é de suma importância para sucesso do tratamento e diminuição ou desaparecimento dos sintomas.

Psicoterapia | Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma forma de terapia baseada em evidências científicas, sendo uma das terapias mais usadas últimos anos. Seu criador é o psiquiatra norte americano Aaron Beck. A TCC baseia-se nos conhecimentos da Psicologia, na reinterpretação de situações que causaram alguma emoção negativa no indivíduo, leva em consideração as interpretações que cada indivíduo dá a si mesmo e aos conhecimentos adquiridos e trabalha com emoções, pensamentos e comportamentos. É uma terapia mais breve, focada no aqui e agora e trata uma série de transtornos psiquiátricos como: TOC, ansiedade, depressão e crenças distorcidas, assim como distorções do pensamento que o indivíduo carrega ao longo do tempo. A TCC objetiva o entendimento das emoções e pensamentos para que, desta forma, o paciente possa agir de forma mais saudável. A TCC é dinâmica e o paciente e o terapeuta trabalham juntos ativamente.

Psicoterapia | Psicodinâmica
A Psicoterapia Psicodinâmica é uma terapia de origem na teoria dos conhecimentos psicanalíticos, porém mais breve e menos intensa que a Psicanálise. Ela explica os problemas psíquicos com base em conflitos inconscientes originados na infância, concentra-se no pensamento do indivíduo sobre suas experiências, enfatiza as motivações conscientes e inconscientes, tendo como objetivo a superação desses conflitos. Para isto, é privilegiada a relação paciente/psicoterapeuta num ambiente seguro e de total aceitação e empatia.

Psicoterapia | Terapia de Regulação Infantil (TRI)
A Terapia de Reciclagem Infantil ou Terapia de Regulação Emocional Infantil é um protocolo clínico criado pelos psicólogos Renato Caminha e Marina Caminha. Tem por base a neurociência, a biologia das emoções e os princípios das terapias cognitivas. Aplicada em crianças e adolescentes, especialmente com transtorno do humor e da ansiedade, a TRI, segundo trabalhos científicos, tem sido eficiente no tratamento de outras doenças emocionais e mentais.
A TRI espalhou-se rapidamente pelo Brasil, ganhando proporções internacionais, por ser praticamente a única terapia que oferece um modelo de regulação emocional, um importante elemento nas terapias cognitivas, baseada na empatia (aqui entendida como a capacidade de lidar com a função mediadora das funções sociais saudáveis). Os princípios deste método são a empatia, o respeito, a tolerância e a capacidade de aprendizagem, ensinando ao indivíduo a lidar melhor com suas emoções, reações, com problemas pessoais, escolares e trabalho.
Diversos materiais são usados na terapia, como os baralhos das emoções, do pensamento, do comportamento e da proficiência emocional, assim como o “meu caderno de terapia” e outros livros sobre como lidar com emoções básicas, escritos pelos autores. O programa está embasado na educação sócio emocional, visando relações saudáveis e tolerantes. É necessário treinamento e estudo para estar capacitado a utilizar essa terapia, e meu treinamento foi diretamente com os criadores do método.